O uso de sapatos apertados e o corte inadequado são os grandes vilões. Só quem já teve unha encravada sabe o desconforto que é para tratar. Em alguns casos, isso acontece porque o formato da unha facilita o problema. Já em outros, o uso de sapatos apertados e o corte inadequado são os grandes vilões.

Por que as unhas encravam?
De acordo com a podóloga, as unhas podem encravar por vários motivos. Entre eles, três são mais frequentes: algumas pessoas nascem com "deformidade congenita da unha", ou seja, formatos que facilitam este quadro; o uso de sapatos apertados; corte inadequado com sobra de pontas.
Como cortar as unhas?
Sem dúvida, todo mundo já ouviu que o ideal é fazer o corte reto para evitar complicações. No entanto, segundo Eliana, o mais adequado é conhecer o formato da sua unha antes de cortá-la. "O corte reto só é interessante pra quem tem o formato de unha reto. Se você tem um tipo arredondado, precisa acompanhar este desenho para não encravar", explica a especialista.
Além disso, é preciso ficar atento para não formar espícula, aquela pontinha de unha que às vezes é esquecida na lateral. Claro que para isso você não deve cutucá-la por horas. Se não estiver confiante, o melhor é procurar um podólogo uma vez por mês e não dispensar conforto nos calçados.
Qual é o seu tipo de unha?
Há vários tipos de unhas. Algumas têm mais predisposição que outras para encravar. Para ajudá-la, selecionamos os quatro formatos mais comuns: normal, caracol, funil e telha.
Unha normal: são as unhas quadradas que apresentam laterais em linha reta. Para cortar, retire apenas a parte branca e não arredonde os cantos.
Unha funil: como o nome já diz, este formato afunila na ponta e têm laterais profundas. É recomendado que um profissional faça o corte, mas se você sentir necessidade de apará-la, opte pela lixa.
Unha caracol: este tipo de unha é difícil de cuidar porque as laterais formam um "C" para baixo. O recomentando é que apenas o podólogo realize o corte.
Unha telha: esta não é estreita nas pontas como a unha funil, mas apresenta as laterais levemente pontiagudas. O ideal é cortar a parte branca sem mexer nas laterais.
Como é feito o tratamento?
A partir do momento em que sua unha estiver encravada, não tente arrumar isto sozinha. Segundo Eliana, pode piorar a situação. "Também não adianta tomar remédio para passar a dor. O medicamento pode até aliviar por alguns dias, mas você precisa retirar o pedacinho de unha que está causando a infecção".
Fonte: http://beleza.terra.com.br/
Espero que tenham gostado da matéria acho super importante saber dessas coisas.
Beijos, Lizandra Nunes :*